2016/12/27

Google diz que chaves de segurança são o método mais seguro de autenticação

É cada vez mais fundamental levar a segurança das nossas contas online a sério, e segundo a Google a melhor solução neste momento consiste na utilização das chaves de segurança USB.

Se procuraram uma resolução de ano novo para 2017, nada como apostarem na segurança dos serviços online que utilizam recorrendo aos sistemas de autenticação 2-factor sempre que possível. Nos serviços que não os disponibilizarem, é sinal que não levam a sério a segurança e merecerá uma mensagem a pedir que o façam quanto antes.

Embora a maioria das pessoas recorra ao seu smartphone como método de validação adicional, quer seja para receber um SMS com um código único, ou para gerar um código rotativo que se altera a a cada minuto, um estudo da Google refere que o método mais seguro passa por utilizar chaves de autenticação como as YubiKeys que já se podem encontrar a preços reduzidos.

Aliás, não será coincidência que a Google tenha implementado o suporte para estas chaves no Chrome há mais de dois anos, pelo que as mesmas podem ser utilizadas para validar a identidade digital em sites que adoptem este standard de segurança.

... Depois a única preocupação passará a ser não se esquecerem da pequena chave USB encaixada algures (como frequentemente me acontece com as pens USB! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)