2016/12/16

Motion Stills da Google ganha texto em movimento e super-resolução


O Motion Stills da Google é uma das apps que melhor tira proveito das Live Photos da Apple, e agora fica ainda melhor com novas funcionalidades que a tornam ainda mais obrigatória para quem gosta das fotos em movimento.

Esta app começou por ser quase um projecto experimental para fazer estabilização de imagem nas Live Photos dos iPhones - e onde por trás da sua simplicidade se esconde todo um mundo de processamento visual avançado, capaz de distinguir os cenários dos objectos de interesse, fazer a estabilização pretendida, e ainda procurar os pontos ideais para fazer o loop num GIF animado. Mas agora ganha o potencial para se tornar numa verdadeira fábrica de "memes" e GIFs animados de alta-qualidade.

Para começar, temos a capacidade de adicionar texto a estas imagens em movimento, sendo que o texto pode acompanhar o movimento de algo na imagem. Outra das suas novas capacidades é a criação de cinemagraphs, tirando partido da análise feita para a estabilização de imagem para congelar o "fundo" e deixar apenas os elementos de interesse em movimento. E por fim, mas não menos importante, a Google aplicou o seu sistema de melhoramento de resolução de imagens ao Motion Stills.

Isto permite que as imagens em movimento possam ser utilizadas para melhorar a qualidade e resolução de cada frame da imagem quando se exporta o vídeo final... o que quase se torna caricato quando nos lembramos que isso é feito usado o super-ultrapassado-mas-ainda-resistente formato GIF.

Caso tenham um iPhone que suporte Live Photos, não há que enganar... o Motion Stills é a app obrigatória para os acompanhar. Só falta mesmo que isto se torne num formato aberto e adoptado por mais fabricantes e plataformas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)