2016/12/21

Sky passa a indicar velocidades médias dos seus planos de acesso à internet


Todos conhecemos bem a importância crítica dos "até" quando aplicados às velocidades de internet contratadas, mas no Reino Unido a Sky quebra a tradição e mostra um maior respeito pelos potenciais clientes ao referir também as velocidades médias que poderão esperar da sua ligação.

Podemos considerar vergonhoso que os operadores vendam ligações de "até" 20, 50, 100, 200Mbps (ou o que for), e depois na prática o cliente ter uma velocidade inferior - com o operador a desculpar-se que tal se deve a limitações técnicas e que o "até" implica que as velocidades reais possam não ser as indicadas.

Esta situação poderá acontecer com todos os tipos de ligação, mas será bem mais problemático no caso de ligações ADSL onde o diferencial entre a velocidade prometida e a real é, por norma, bastante superior. Usando o próprio exemplo da Sky, que passou a indicar estas velocidades médias, a sua ligação de até 17Mbps confessa que na prática resulta em velocidades médias de 9Mbps. Curiosamente, nas ligações por fibra também temos alguns casos que me parecem excessivos (a de 76Mbps fica-se pelos 60Mbps, a de 38Mbps fica nos 34Mbps - o que seria perfeitamente aceitáveil - e a de 38Mbps base fica-se pelos 24Mbps).

Servirá para mostrar que nalgumas coisas estamos bem servidos, pois cá em Portugal temos casos em que as velocidades reais até são superiores ao contratado; embora seja necessário relembrar que estamos a falar da velocidade de ligação ao operador... e que isso nem sempre se traduz na velocidade real de utilização (como quando se tem 100Mbps mas depois um vídeo do YouTube continua a ter pausas ou a ser exibido em baixa resolução.)

Talvez no futuro se possa vir a ter três indicadores: a velocidade contratada, a velocidade média de ligação, e a velocidade média de utilização real. ;)

1 comentário:

  1. Sinceramente? Ate ai estao a mentir.
    As ligacoes aqui no UK sao muito mas. Tanto as de cobre como as de telemovel.
    As de cobre porque sao parte do Lobby da BT, que "estrangula" as comunicacoes devido a pessima infra-estrutura que tem. E como todos os ISP tem de usar a linha BT, sao ainda mais prejudicados. Mas mesmo assim eu tenho uma linha BT, pago por 42 MB e tenho cerca de 12 MB. Se pagasse pelo plano mais barato de 17 MB (teoricamente poderia ter os 12 MB) teria um acesso de 3 MB.
    Nos telemoveis, a cobertura e ridicula e como cada rede tem cobertura distinta, eu tenho melhor servico com o cartao da NOS (que esta em roaming e usa qualuqer rede) que com um cartao ingles.
    Uma licao eu aprendi ao vir para ca... passamos a vida a cuspir no prato que comemos (PT), mas realmente somos muito mais evoluidos em muita coisa, principalmente tecnologia. Tivessemos mais dinheiro e menos corrupcao e poderiamos mesmo ser fantasticos

    ResponderEliminar