2016/12/07

Sphelar Lantern quer reinventar os painéis solares


Produtos alimentados por painéis solares já não são novidades, mas agora temos um projecto que chega ao Kickstarter e que vai obrigar a repensar a imagem que se tem desta tecnologia.

Tradicionalmente, um produto que recorre a energia solar é facilmente identificado pelos seus painéis solares que obrigam a ter superfícies planas que nem sempre se conjugam muito bem com o design dos restantes componentes; coisa que no caso destas lâmpadas e lanternas solares da Sphelar não acontece.

O "truque" da Sphelar consiste em substituir o painel solar plano por centenas de micro-células solares esféricas que podem ser dispostas em praticamente qualquer forma e orientação, bastando apenas que fiquem expostas à luz - coisa que pode ser feita ao colocá-las no interior de um produto com invólucro transparente (ou até mesmo seladas dentro de plástico). O facto de serem esféricas permite também aproveitar a luz de qualquer orientação, não dependendo de estarem posicionadas na posição ideal, como acontece com os painéis solares planos. No caso da lâmpada, uma exposição de 4-6h será suficiente para produzir luz durante 4h (para a lanterna, com menos células, os resultados são bastante inferiores: 1 dia de exposição solar dará cerca de 30 minutos de luz).

O resultado é original e invulgar, mas infelizmente também se faz sentir no preço, que começam nos $129 para a lanterna e nos $349 para a lâmpada. Será talvez melhor esperar pela segunda geração de produtos... assumindo que o processo de produção possa fazer baixar o preço consideravelmente.

2 comentários:

  1. O texto contém alguns erros...
    "...1 dia de exposição solar dará cerca de 30 minutos de luz"... quando umas linhas atrás diz "..uma exposição de 4-6h será suficiente para produzir luz durante 4h"...
    Mais à frente está "...preço, que começam nos $129 para a lanterna e nos $349 para a lanterna." Está um pouco confuso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "No caso da lâmpada, uma exposição de 4-6h será suficiente para produzir luz durante 4h (para a lanterna, com menos células, os resultados são bastante inferiores: 1 dia de exposição solar dará cerca de 30 minutos de luz)."

      Nos preços sim, o segundo preço refere-se à lâmpada, já corrigi, obrigado. :)

      Eliminar