2016/12/14

Waze fica offline e deixa milhões "perdidos" na estrada


O Waze é a nossa app de navegação favorita e companhia indispensável em todas as viagens de carro, mas hoje vem relembrar os perigos da dependência na cloud quando algo corre (muito) mal, deixando os utilizadores sem navegação.

Quem tentasse usar o Waze hoje para chegar ao seu destino seria confrontado com uma mensagem a dizer que a comunicação com o servidor tinha falhado, deixando-o ficar numa app que apenas apresenta o mapa da área onde está, sem qualquer informação de navegação.

Ora, se é certo que uma app que depende da cloud para funcionar não poderá funcionar sem uma ligação à internet, seria simpático contar com algumas formas de "backup" que contemplassem este tipo de falhas - como por exemplo, fazer a navegação offline no caso do destino estar na área dos mapas que está guardada em cache (para a maioria dos utilizadores que faz o seu percurso diário casa-trabalho/trabalho-casa é bem provável que isso aconteça).

Claro que, neste caso em concreto, não faltam alternativas a que se pode recorrer (Google Maps, Apple Maps, para não falar das apps de navegação offline que não sofrem deste tipo de problemas), mas para quem está habituado a poder ver os acontecimentos na estrada em tempo real e também contribuir para reportar todo o tipo de incidentes, nada substitui o Waze.

Falta agora saber o que se terá passado para que os servidores do Waze tenham deixado os utilizadores "perdidos".

8 comentários:

  1. A que horas isso aconteceu?

    Hj ao inicio do dia usei sem aparecer essa mensagem. Funcionou normalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos entre as 9h30 e 10h30 esteve offline para todas as pessoas a quem pedi para testarem.

      Eliminar
  2. No meu caso foi entre as 7h30 e as 8h30 daí não ter notado a falha.

    ResponderEliminar
  3. Consulta com os putos na pediatra às 10.40h. Sai de casa 10.15h e sempre a usar o Waze (com indicações de trânsito, acidentes e polícia a aparecerem).

    ResponderEliminar
  4. Comigo nunca falhou... nem hoje nem nunca! Uso todos os dias durante quase 24h por dia... O AADM está "encalhado" nos lobbies... pq será? "Patrocínios?!?!?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lobbies? Quando frequentemente recomendamos o Waze? Parecem-me teorias de conspiração a mais. :)

      Neste caso o assunto até nos chegou pelo relato de vários amigos que notaram o problema - e que pudemos comprovar, tanto em iOS como Android, usando diferentes acessos à internet, e validado por mais quatro pessoas a quem pedimos que testassem, que comprovaram o mesmo erro de ligação ao servidor.

      Eliminar
    2. Era porreiro que essa afirmação fosse acompanhada de uma argumentação que a validasse...
      Mas, como não, cheira mais a "trolisse" de 3ª categoria.
      Next!!!

      Eliminar
  5. A mim falhou. A navegação funcionava, assim como o routing. Mas tinha a mensagem que dizia que não tinha rede, não tinha ETA, não conseguia enviar alertas (isto em android).

    ResponderEliminar