2017/01/23

Acobat Reader instalado automaticamente no Chrome pela Adobe deixa utilizadores em risco

Lembram-se da actualização do Adobe Acrobat que instalou uma extensão no Chrome sem consentimento dos utilizadores? Descobre-se agora que, para além do abuso, deixa os utilizadores em risco.

Como se não fosse já suficientemente abusivo a Adobe instalar uma extensão automaticamente no Chrome, sem pedir autorização nem sequer informar os utilizadores, eis que o caso se complica ao se descobrir que a dita extensão do Adobe Acrobat continha uma vulnerabilidade grave que coloca todos os utilizadores em risco.

Ora, já é praticamente uma tradição que o Acrobat Reader (ao estilo do Adobe Flash) seja um daqueles softwares que é alvo de uma sequência interminável de correcções que até à data sempre foram incapazes de corrigir todos os bugs e vulnerabilidades. Mas neste caso, instalar uma extensão sem consentimento dos utilizadores, e ainda por cima deixá-los em risco, demonstra porque motivo este tipo de tácticas não podem ser toleradas.

Se usam o Chrome, poderão gostar de saber que não precisam do Adobe Acrobat para nada, pois o Chrome já tem um visualizador de PDFs integrado de origem. Se este episódio servir para alguma coisa, que seja para incentivar a desinstalação do Acrobat Reader...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)