2017/01/23

Android ganha Instant Tethering


A funcionalidade de tethering permite utilizar o nosso smartphone como ponto de acesso à internet para outros dispositivos, e agora o Android facilita a sua utilização com o Instant Tethering.

O tethering no Android pode ser útil, mas a sua utilização não é propriamente a coisa mais simples. É necessário activar manualmente a função, especificar passwords, etc. Um processo bem mais complicado do que aquele que a Apple já implementou entre macOS e iOS, onde basta seleccionar no computador que se quer utilizar um iPhone para aceder à internet... e o resto acontece "por magia".

Pois no Android em breve será possível fazer o mesmo, graças ao Instant Tethering. Quando se estiver a utilizar um tablet e o mesmo não tiver uma ligação à internet, mas se tiver por perto um smartphone com a mesma conta Google activa, será possível pedir o acesso à internet através dele sem necessidade de configurações manuais (para além da configuração inicial a dizer que se quer utilizar o Instant Tethering.

Por agora isto fica disponível apenas para tablets Nexus/Pixel, mas do lado dos smartphones a funcionalidade será mais abrangente por ser disponibilizada através dos Google Play Services - a forma que a Google encontrou para fazer chegar actualizações mesmo a dispositivos que nunca verão uma actualização oficial do fabricante. Agora, a incógnita é se isto irá ser alargado aos Chromebooks... pois seria o tipo de funcionalidade que lhes assentaria que nem uma luva (no sentido de poderem pedir acesso à internet via um smartphone, sem "chatices".)

7 comentários:

  1. Qual é a dificuldade de procurar uma rede wifi e colocar a password?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teres que a ir activar manualmente sempre que a queres utilizar (do lado do smartphone que serve de "hotspot")... :)

      Eliminar
    2. Acabei de o fazer, demorei 1 segundo!

      Faz-me lembrar o WPS, serve para simplificar, ninguém o usa.

      Eliminar
    3. Sim, demora um segundo agora... e depois tens que te lembrar de desligar no final... Se não precisares activar manualmente, também não precisarás de te lembrar de o desactivar mais tarde. É essa a função da tecnologia, simplificar-nos a vida, e não fazer-nos andar a clicar em coisas recorrentes (mesmo sendo "simples"! :)

      Eliminar
    4. Porque se alguém te vir a fazer isso, pode ver a password, e entrar na tua rede WiFi.

      Porque desta maneira é melhor.

      Eliminar
  2. alguem não percebe o conceito de tether.. isto nãoé para onde há wifi.. é para qnd se quer partilhar od dados moveis.

    ResponderEliminar