2017/01/17

Apps do Facebook com consumo (ainda mais) elevado após actualização remota


Se têm notado uma redução acentuada da autonomia dos vossos smartphones Android nos últimos dias, a culpa poderá ser do Facebook e/ou Messenger.

As apps do Facebook já são tradicionalmente bastante penalizadoras da autonomia nos Android, mas recentemente houve um bug que fez com que o seu consumo se tornasse ainda mais excessivo.

Mais preocupante é que este bug teve origem numa actualização remota do lado do Facebook, pelo que da parte do utilizador não haveria nenhuma indicação de que algo pudesse ter sido alterado, podendo apenas comprovar que o consumo excessivo era da responsabilidade do Facebook/Messenger na página do sistema que mostra o consumo da bateria e quais as apps mais responsáveis. O Facebook diz já ter corrigido o problema, e que as apps já terão regressado aos consumos normais (leia-se: sem manter constantemente a manter o CPU em taxas de utilização elevadas; o que também provocava aquecimento excessivo e prejudicava indirectamente os tempos de recarregamento) mas será necessário que os utilizadores reiniciam as apps, fazendo um force close (ou reiniciando o seu smartphone).

Não é por acaso que já o ano passado recomendamos a troca da app do Facebook pela versão web mobile, ou em alternativa a utilização da app Facebook Lite, bastante mais rápida e "leve" a nível de recursos e de consumo.

5 comentários:

  1. Há meses que esqueci a app facebook, acesso web é quanto basta

    ResponderEliminar
  2. só é pena não ter o messanger na web :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá sempre optar por quando necessário fazer "Request Desktop Site" e ter acesso as mensagens do FB.

      Eliminar
    2. https://www.messenger.com ou para desktop https://github.com/Aluxian/Messenger-for-Desktop

      Eliminar