2017/01/15

Avião supersónico Boom XB1 já é real - em versão de teste


Em Novembro falamos das intenções da Boom em criar um novo avião comercial supersónico. Essas intenções dão mais um pequeno passo, com a apresentação do protótipo em escala reduzida, que irá validar a tecnologia de voo.

Antes da Boom poder avançar para a dispendiosa a criação de um avião à escala real, precisa demonstrar que os seus cálculos e simulações se comprovam no mundo real. O XB-1 Supersonic Demonstrator é um avião à escala 1/3 e que terá isso por objectivo, estando agendado voar ainda este ano.

Este avião apenas transportará um piloto e um acompanhante, mas terá capacidades idênticas às do avião final a nível de velocidade máxima (Mach 2.2), servindo para validar esse ponto e demonstrar que essa velocidade poderá ser mantida sem por em risco a integridade estrutural da aeronave. Assumindo que tudo corre bem, a versão final terá capacidade para 45 passageiros (ou 55, na opção "sem espaço para pernas") e voará a 60 mil pés para voos intercontinentais super-rápidos.

Se pensam que a ideia é demasiado maluca, bastará referir que a Virgin Galactic de Richard Branson (que em tempos quis comprar os Concordes para a sua linha área) é uma das parceiras do projecto, e que também tem direito preferencial para compra dos primeiros 10 aviões. Imagino que Branson já esteja a salivar com a perspectiva de poder voar de Londres até Nova Iorque em praticamente 3 horas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)