2017/01/06

Dell apresenta monitor 8K UP3218K


O reinado do Ultra HD 4K pode estar ainda a começar, mas começa já a ter concorrência do que se seguirá: o Ultra HD 8K. E a Dell já tem um monitor para se entrar nessa era.

Era mais que previsível que, com a rapidez com que os monitores e televisores 4K têm chegado ao mercado e baixado de preço (e já levado ao surgimento de monitores 5K), seria apenas uma questão de tempo até que alguém desse o salto para os 8K (7680 x 4320). É uma resolução equivalente a 4 vezes o Ultra HD 4K, ou 16 vezes um ecrã Full HD!

Embora alguns fabricantes já tenham apresentado monitores 8K, tratavam-se apenas de protótipos sem data prevista para chegarem ao mercado. No caso deste Dell UP3218K de 32", o monitor está pronto a ser comercializado, e chegará às lojas no final de Março com um preço de 4999 dólares - um preço que até acaba por não ser muito exorbitante... considerando que estamos a falar de algo que teria que ser replicado por 4 monitores 4K, e que conta com 100% das gamas AdobreRGB e sRGB.

A grande incógnita é saber quantas placas gráficas, e que ligações, serão necessárias para fazer chegar uma imagem 8K a este monitor. Já que, assim de forma simplista e mesmo a apenas 30Hz, estamos a falar de uma largura de banda na ordem dos 2.7GB/s . Sinceramente, não esperava ver um monitor 8K chegar ao mercado tão cedo, nem nesta gama de preços... mas ainda bem que a Dell achou que já era tempo disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)