2017/01/14

Impressões 3D ganham vida sob um estroboscópio


O vídeo que vos trago hoje poderá inspirar algumas memórias nostálgicas a todos os que se lembram de usar pratos gira-discos, mas mesmo que não tenham lidado com isso irão ficar hipnotizados por estas "esculturas vivas" impressas em 3D.

Ver um objecto físico movimentar-se de forma impossível é sempre fascinante, mas neste caso tudo não passa de uma ilusão, criada a partir de um objecto em rotação e de um flash estroboscópico que permite captar cada frame num instante preciso, e criar o impressionante efeito que podem ver no vídeo que se segue.

A relação com os prato gira-discos é que alguns deles também recorriam a um sistema idêntico para comprovar que o prato estava a girar à rotação correcta, recorrendo a uma pequena luz e umas marcas no prato, que - se tudo estivesse correcto - pareceriam estar completamente paradas quando vistas naquela luz. Se as tiras começassem a mexer-se para um lado ou para o outro, já se sabia que o prato estava a andar mais depressa ou mais devagar.

... Não é tão impressionante quanto o efeito gerado pelas impressões 3D... mas é sempre simpático recordar tecnologia de outros tempos. :)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)