2017/01/14

NASA recria momento da captação da foto "Earthrise"


Em Dezembro de 1968, a missão Apollo 8 foi a primeira a abandonar o nosso planeta e viajar até à Lua, e nessa viagem captarem uma das mais icónicas fotos de todos os tempos, que mostra o nosso planeta azul a nascer sobre a paisagem desolada da Lua. Recentemente, os cientistas da NASA recriaram o que se passou, recorrendo aos dados da nave, gravações de áudio e às fotos captadas.

Esta é uma das mais marcante fotos espaciais de sempre, que nos dá a perspectiva inversa à que temos habitualmente, e que bem se esperaria que inspirasse a raça humana a tratar com mais cuidado este nosso pequeno planeta que, até ao momento, é o único capaz de suster vida como a conhecemos.

No entanto, a captação desta foto era algo que causava alguma curiosidade sobre quem é que a teria tirado. E para tirar as dúvidas, a NASA recriou este momento da missão de Frank Borman, James Lovell, e William Anders, recorrendo às fotos que iam sendo tiradas da superfície lunar, para determina a posição e orientação da nave, e também as gravações de áudio da cabine, e recriando tudo numa simulação virtual que permitiu saber quem é que efectivamente teria a visão desimpedida para tirar esta foto.

... Um verdadeiro trabalho de CSI espacial! :)

2 comentários:

  1. Segundo a opinião destas 17000 pessoas, essa foto é uma manipulação da NASA:
    https://www.facebook.com/groups/553539571508861

    ResponderEliminar