2017/01/25

iOS 10.3 virá com APFS e avaliação de apps sem ir à App Store


A Apple acabou de lançar publicamente o iOS 10.2.1 com correcções de segurança, mas já está a trabalhar na actualização que se segue, com o iOS 10.3 a trazer algumas novidades significativas.

Estamos tão habituados a actualizações de "bug fixes", que até já estranhamos quando uma actualização traz algo que se veja. No caso do iOS 10.3 as diferenças a nível visual não serão muitas, mas existem alterações de relevo, tanto a nível do funcionamento interno do iOS, como algumas mudanças que serão muito apreciadas pelos utilizadores.

Para começar, algo que passará despercebido mas é uma mudança substancial é a troca do sistema de ficheiros do antigo HFS+ cujas origens remontam ao século passado, pelo novo APFS (Apple File System) concebido de raiz já para tirar o máximo partido de SSDs e memórias flash, com suporte para IDs de 64-bits, encriptação, maior velocidade, etc. Uma conversão de sistemas de ficheiros não é propriamente algo simples... mas esperemos que tudo corra bem.

Quanto a alterações visíveis, o iOS 10.3 vem com uma novidade que fará sucesso: a avaliação das apps poderá ser feita directamente a partir da app, sem necessidade de dar um salto à App Store. Isto vem resolver a actual praga das apps que continuamente vão pedinchando uma avaliação, mas que os utilizadores vão adiando porque naquele instante não estão com vontade de dar um salto à App Store. Assim, poderão fazê-lo logo no momento, sem interromperem o que querem fazer na app. Os utilizadores poderão desactivar estes pedidos de avaliação, e os developers também terão limites bastante apertados quanto ao número de vezes que podem "chatear" os utilizadores com esses pedidos. Na App Store, os developers ganharão também a capacidade para responder aos utilizadores que deixarem avaliações.

Para além disto, o iOS 10.3 terá também uma Siri mais inteligente e com mais possibilidades de integração: para apps de pagamentos (pedir para fazer ou verificar um pagmento) e de pedidos de automóveis (pedir um Uber, etc.) O HomeKit ganhará suporte para mais classes de dispositivos; e os possuidores de AirPods poderão também utilizar o Find my iPhone para procurarem pelos seus auriculares caso os percam. Infelizmente, não é ainda uma rede global de localização de objectos perdidos via Bluetooth, pois a localização só será detectada se estiver na proximidade de dispositivos do próprio utilizador - esperemos que a Apple reveja isso para o próximo iOS, e de preferência fazendo disso um standard aberto, pois todos teriam a ganhar com isso.

Ainda não há data oficial para a chegada do iOS 10.3 final, mas uma vez que já está em fase beta, é de esperar que fique disponível para todos dentro de um ou dois meses.

5 comentários:

  1. O meu já conta com APFS e correu tudo bem e ainda ganhou 2.2GB de espaço livre.

    Mas já se sabe... os blogs do costume vai fazer o circo de costume...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://imgur.com/b6HGfuw

      http://imgur.com/N7XRt4r

      Eliminar
    2. A mudança para o APFS será imensamente positiva. O que refiro (no caso de te estares a referir ao AadM como "blog do costume" - aquele blog que deu pontuação escaldante ao iPhone 7 Plus e tudo) é que uma mudança de file system é uma operação sensível, e que no meio de dezenas de milhões de dispositivos há sempre o potencial para que algo corra mal a alguém - por algum motivo a própria Apple estava a recomendar que se fizesse um backup.

      (E o mesmo se aplicaria a qualquer mudança de file system, em qualquer plataforma... Não é algo que se aplique apenas à Apple.)

      P.S. Se quiseres espairecer os fantasmas e ver que não há monstros debaixo de cada smartphone Android, mantém-se o convite: o nosso meeting é já este sábado (e, se for caso disso, que a família não sirva de desculpa, pois esta será uma edição familiar, em que também irão mulheres e crianças.)

      Eliminar
    3. Não, Carlos Martins, se este fosse um "blog do costume", não lia.

      Se fosse um "blog do costume", daqueles que censuram os comentários como lhes convém, e depois ainda ganham prémios, não estaria a responder-te porque não sou burro ;)

      Agradeço o convite, amanhã confirmo ;)

      Eliminar
    4. Agradeço o esclarecimento. A falar é que a gente se entende. :)

      Eliminar