2017/01/25

Galaxy S8 poderá ser usado como computador desktop


Enquanto vai ganhando credibilidade a perspectiva do Galaxy S8 ter um ecrã quase total, surgem também rumores de que o próximo topo-de-gama da Samsung poderá ser usado como um computador de secretária.

A evolução dos smartphones tem tido tal ritmo que não demorou para que se começasse a constatar que o seu hardware já seria mais que capaz de aguentar um sistema operativo desktop e funcionar como "computador principal" para além de computador de bolso. As tentativas de tornar essa ideia realidade têm sido muitas e variadas, desde coisas como o PadFone da Asus, ou o malfadado Ubuntu Edge que em 2013 já queria ser um smartphone-desktop (e mais recentemente tentando transformar um tablet em desktop) ou ainda o Continuum da Microsoft;  mas o que é certo é que ainda nenhuma delas teve o sucesso que se desejava.

Agora, parece que também a Samsung se aventará nesta área com o Galaxy S8 por via de uma dock DeX (Desktop Extension). Com este acessório, será possível transformar o S8 num desktop, ligando-o a um monitor, teclado e rato; mas bem sabemos que a parte do hardware é a mais simples, e que a dificuldade estará em tornar apelativa (e útil) a experiência de utilização do Android em ambiente desktop.

Nesse sentido, a Samsung poderá ter sorte, pois as apps têm evoluído a nível de se saberem adaptar de melhor forma a ecrãs de diferentes dimensões, e projectos como o Remix OS mostram-nos que é mesmo possível ter um Android decente em modo desktop. Se a Samsung conseguir demonstrar que o S8 pode realmente funcionar como computador de secretária... arrisca-se a poder ser a primeira grande marca a ter um smartphone-desktop viável.

Esperemos que sim, e que sirva para pressionar o resto do mercado a apostar em soluções idênticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)