2017/01/25

Microsoft contra-ataca Chromebooks com novo programa para escolas


A crescente popularidade dos Chromebooks parece ter finalmente preocupado a Microsoft, que avança com um novo programa destinado às escolas e que propõe computadores com preços reduzidos a começar nos 189 dólares.

Há muito que dizemos que os Chromebooks são um verdadeiro cavalo de Tróia da Google que se tem infiltrado no estratégico segmento da escolas, e que seria um grande erro subestimá-los. Se por um lado poderá parecer que é apenas uma forma das escolas terem computadores mais baratos e simples de gerir (um aluno que necessite de trocar de Chromebook não tem que se preocupar com "backups", pois bastará entrar com a sua conta em qualquer outro Chromebook), por outro lado está a influenciar toda uma nova geração, que sairá da escola habituada a trabalhar com o ChromeOS e que se interrogará quanto à necessidade de usar Windows.

Aliás, basta relembrar que o próprio Windows beneficiou precisamente desta mesma táctica em décadas passadas, ao ser o sistema com que muitas pessoas se familiarizaram enquanto andavam na escola, e obviamente mantendo-se fiéis à mesma depois de lá terem saído.

Para enfrentar esta "ameaça" a MS lança o Intune for Education, que também disponibiliza ferramentas de gestão simplificadas para escolas e professores, acompanhado por computadores de baixo custo com preços a começar nos $189 (para o HP Stream 11 Pro G3 for Education).

Pessoalmente, penso que a nível das escolas deveria ser obrigatório utilizar apenas software livre - sem que com isso se impedisse de dar a conhecer as plataformas populares pagas, assim como outras alternativas existentes. Desta forma ficaria mais claro, desde cedo, que o mundo não é feito apenas de Microsoft, Google, ou Apple... e essa opção poderia ser feita em consciência, conhecendo-se as alternativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)