2017/01/29

Motor de combustão interna transparente filmado a alta-velocidade


Os motores de combustão interna não oferecem segredos a qualquer curioso por mecânica, mas raras são as vezes em que se pode apreciar o seu funcionamento visualmente; sendo precisamente isso que hoje vos trago, em 4K e super-slow-motion.

O funcionamento de um motor de combustão interna é habitualmente exemplificado usando réplicas de motores que permitem ver os diferentes estágios em modo "passo a passo", ou usando simulações ou animações que tiram toda e qualquer dúvida. No entanto, continuam a ser representações de algo que normalmente se passa dentro de um cilindro metálico que não podemos ver directamente, a não ser que...

No vídeo que se segue, a cabeça de um motor (idêntico aos que são usados nos corta-relvas) foi substituído por uma placa de vidro, e recorrendo-se a uma câmara Phantom de alta-velocidade, foi possível captar com espantoso detalhe tudo aquilo que ocorre dezenas ou centenas de vezes por segundo no interior de um motor de combustão... e com o qual já raramente nos preocupamos - a não ser quando algo corre mal.

Podemos dizer que é verdadeiramente um vídeo explosivo, mas ao contrário do que acontece com algumas baterias, as explosões são propositadas e não acidentais! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)