2017/01/04

Norton Core é um router com segurança incluída (por $99/ano)


A Symantec é uma empresa que dispensa apresentações no ramo da segurança, e agora avança para o hardware com o router Norton Core que promete manter as redes domésticas seguras.

O Norton Core é um router com um aspecto um pouco incomum, mas que passará mais despercebido na decoração de uma casa do que os habituais router WiFi com as suas antenas. Mas para além do seu hardware relativamente potente (CPU dual-core a 1.7GHz, 1GB de RAM, 4GB de flash, WiFi 4x4 AC2600, com 1.73Gbps nos 5GHz e 800Mbps nos 2.4GHz), o que o diferencia é a promessa de segurança total para até 20 dispositivos na rede doméstica.


Este router não só promete bloquear todo o tipo de intrusões com origem na internet, como também detectar actividade suspeita dentro da própria rede, e até bloquear um dispositivo que tenha considerado estar infectado, de modo a evitar que o malware se propague a outros equipamentos.

A app que o acompanha permitirá estar sempre a par do que se passa, vendo que tentativas de intrusão foram impedidas, e também disponibilizando funcionalidades que agradarão aos pais: como definir horários para acesso à internet para determinados equipamentos.

O maior problema é que, para além do seu preço de $280 (preço promocional de $200 na fase de lançamento), os utilizadores terão que pagar $99 pelo serviço Norton Core Security Plus que o manterá actualizado contra todas as ameaças que forem sendo descobertas. Se por um lado esse é um pequeno valor a pagar se evitar que se tenha que lidar com ransomware ou outros tipos de malware... por outro lado será complicado para  maioria das pessoas justificar mais uma "anuidade".

2 comentários:

  1. Estive a validar as especificações no site da norton (https://us.norton.com/core-secure-router-technology), pois 1MB de RAM + 4MB de flash não correspondiam a "hardware relativamente potente"... É 1GB de RAM e 4GB de flash eMMC (igual à dos smartphones).

    ResponderEliminar