2017/01/03

Roccat lança teclado com teclas sensíveis à pressão

Depois da Apple ter popularizado os touchscreens sensíveis à pressão, a Roccat quer fazer o mesmo nos teclados com o seu Isku+ Force FX.

A ideia de criar um teclado com teclas "analógicas" que permitam medir a pressão em vez de apenas terem dois estados (on/off) não é nova. Aliás, basta recordar que está em desenvolvimento um teclado com todas as teclas analógicas, fruto de uma campanha do Kickstarter, mas que infelizmente tem sofrido atrasos e complicações na sua produção.

A Roccat poderá ter melhores probabilidades de sucesso, pois utiliza apenas 6 teclas sensíveis à pressão, no quadrante mais importante para os jogos: as teclas QWEASD. Infelizmente, o aspecto gaming do Isku+ Force FX fica-se por aí, pois o resto das teclas são de membrana e não teclas mecânicas. Uma opção certamente tomada para ajudar a manter o preço nos $100, idêntico ao do Isku FX original.

Falta apenas clarificar de que forma é que estas teclas sensíveis à pressão serão lidas pelo computador, se poderão ser atribuídas a controladores analógicos configuráveis pelo utilizador, e de como funcionarão em modo "analógico+digital". Mas, é de esperar que a Roccar não se tenha esquecido desses "pormenores" que se tornarão essenciais para o sucesso do teclado.

(E finalmente, poderíamos conduzir um automóvel com o teclado sem ser em modo "vira/não vira"! :)

1 comentário:

  1. Tenho um Roccat Isku com iluminação azul e digo que fiquei um pouco desiludido pois faz ghosting, e bastam 3 teclas...
    Para um teclado que custou 70€ é um pouco mau.

    ResponderEliminar