2017/01/15

SpaceX regressa aos lançamentos bem sucedidos


Depois da explosão de um Falcon 9 na plataforma de lançamento durante o abastecimento, a SpaceX regressa aos voos bem sucedidos, com um novo lançamento e aterragem sem incidentes do seu foguete.

A explosão de um Falcon 9, quando se começava a pensar que a SpaceX estava a entrar na fase de "rotina" de lançamentos bem sucedidos, veio complicar os planos da empresa de Elon Musk. Era por isso importante que a empresa demonstrasse que a sua capacidade para fazer os lançamentos se mantinha acima de suspeitas, tendo acabado de o fazer: com um novo lançamento bem sucedido de 10 satélites Iridium e nova aterragem bem sucedida na barca flutuante que tem servido para a recolha dos foguetes.

É mais um passo importante para as aspirações da SpaceX, que continua a desenvolver o seu Falcon Heavy  - um foguete que terá capacidade para elevar mais de 50 toneladas de carga até ao espaço, e que será essencial para permitir as aspirações a missões de ida à Marte ou de exploração mais séria de outros planetas ou luas do nosso sistema solar. Há quem acredite que este mega-foguete poderá começar a voar ainda este ano, e o que é certo é que a SpaceX já pediu à NASA autorização para usar três plataformas, pois este foguete usa 3 "boosters" que terão que regressar e aterrar em simultâneo. Mas antes disso também interessa demonstrar a capacidade de reutilizar um dos foguetes recuperados para regressar ao espaço, coisa que a SpaceX pretende fazer ainda antes do final do próximo mês.

Parece que 2017 irá ser um bom ano para esta nova era da conquista espacial... e não menos importante, é ver isto a ser feito por uma empresa comercial e de um homem que não só sonha com a colonização de Marte... como tem feito todos os possíveis por tornar o seu sonho realidade. Quantos se podem gabar do mesmo?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)