2017/01/29

Tesla Model X em todo-o-terreno


Agora que a Tesla chegou oficialmente a Portugal, poderá haver alguns interessados em saber que tal é que o Model X se comporta, caso decidam levá-lo para fora da estrada.

Ora, o Model X pode ter tracção às quatro rodas e algumas semelhanças com um jipe, mas não é propriamente o tipo de carro que os seus donos irão utilizar para fazer todo o terreno (bem, na verdade o mesmo se aplica à grande maioria dos carros com aspecto de jipes que circulam nas estradas). Ainda assim, é sempre curioso ver como um veículo se comporta em condições mais complicadas, e felizmente há quem o tenha feito (já que poucos seriam capazes de meter as rodas de um automóvel que começa nos 100 mil euros e pode ir até aos 200 mil euros, fora do alcatrão!)

Não se preocupem, que não é nada de radicalmente abusivo, embora a situação de cruzamento de eixos seja bastante complicada para grande parte dos veículos - pois até um "jipe" pode facilmente ficar ali encravado se não tiver assistência de um diferencial com bloqueio manual/automático, ou dos mais modernos sistemas electrónicos que utilizarão os travões para forçar a tracção a ir para as rodas em contacto com o solo.

Bónus extra para a rigidez estrutural do Model X... que até "pendurado" conseguiu abrir e fechar as portas sem qualquer hesitação ou ruídos anormais.


1 comentário: