2017/02/22

Bluboo Dual usa sensor de impressões digitais para muito mais que a autenticação


O sensor de impressões digitais já se tornou num componente comum em praticamente todos os smartphones, mas é pena que na maioria deles a sua utilização se limite a ser a de autenticação. Até modelos económicos como o Bluboo Dual mostram que é possível fazer-se mais com este sensor, muito mais.

Há muito que digo que o sensor de impressões digitais deveria poder ser usado como um "trackpad" que permitisse fazer coisas como seleccionar texto, mas mesmo que não se chegue a esse ponto, há algumas operações mais básicas que podem ser implementadas com relativa facilidade e se tornarão igualmente úteis.

No caso do Bluboo Dual, o sensor de impressões digitais pode ser usado para coisas como, regressar ao home screen com um simples toque, deslizar o home screen para um lado ou para o outro usando um toque/duplo toque (teria sido mais lógico usar mesmo o gesto de deslizar, mas pronto), reproduzir/pausar músicas e vídeo, captar fotos com um toque mais prolongado, ou ainda usá-lo para atender chamadas ou capturar um screenshot.

Claro que a característica principal do Bluboo Dual continua a ser o recurso a sistema de câmara dupla na traseira (13MP + 2MP), com o qual se pretende melhorar a qualidade fotográfica e o feito de profundidade de campo que imita as DSLRs. Efeito que infelizmente ainda não tive oportunidade de avaliar ao vivo, para ver se se porta melhor que algumas outras tentativas de outros fabricantes, que têm deixado bastante a desejar (em comparação com o que a Apple consegue fazer no seu iPhone 7 Plus).

... Por outro lado, não podemos esquecer que estamos a falar de um smartphone de 116 euros...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)