2017/02/16

Cuidado com NAS usados com CPUs Atom C2000


Se começarem a ver anúncios com "bons negócios" para a compra de NAS usados, convém verificarem se os mesmos não são modelos com CPUs Intel Atom C2000... que têm uma falha de hardware que está a reduzir drasticamente a sua longevidade.

A Intel já reconheceu oficialmente o problema com os Atom C2000 (Avoton/Rangeley), que faz com que uma área destes chips possa sofrer um desgaste prematuro, reduzindo drasticamente o seu tempo de vida. O maior problema é que o problema em questão afecta as linhas que normalmente são utilizadas para ligar o CPU à ROM do processo de boot/BIOS, pelo que quando esta degradação ocorre, o sistema deixa de conseguir arrancar.

O Atom C2000 não é um CPU destinado ao público, mas sim um chip para ser integrado por outros fabricantes nos seus produtos, sendo usado em routers, mini-servidores, firewall e NAS. Por exemplo, a Seagate e Synology têm NAS com estes CPUs, assim como a ASRock e Advantronix.


Há quem esteja a tentar compilar uma lista de todos os produtos potencialmente afectados por este bug dos Atom C2000, mas grande parte dos fabricantes têm optado por manter o silêncio - o que será compreensível, face à perspectiva de poderem ser obrigados a trocar milhares de produtos que deixaram de funcionar após 3 ou 4 anos de uso, em vez de durarem uma década ou mais...

Seja como for, para evitarem potencias dissabores, será conveniente manterem-se afastados de todos e qualquer produto que tenham um Atom C2000 no seu interior.

3 comentários:

  1. Só queria fazer uma adenda, sem tirar mérito à notícia:

    Em algumas destas NAS, a motherboard é ITX e pode ser substituída por algo diferente de outra marca.

    Tendo em conta que caixas NAS (com gavetas de discos) podem ser muito caras, é uma hipótese a ter em conta.

    Também é de salientar que algumas destas NAS vêm com RAM ECC que é cara e pode ser reaproveitada.

    Acima de tudo, muito cuidado com os negócios e façam o trabalho de casa para ver se compensa o reaproveitamento de peças e eventual modding.

    ResponderEliminar
  2. Então e o hardware tendo defeito não dá direito a activação da garantia?

    ResponderEliminar
  3. Segundo a lei quando um produto apresenta um vicio oculto no caso o de projeto do chip, a garantia se estende até o prazo de vida útil do produto. O problema é que os fabricantes estão se negando a aceitar a troca. Temos que acioná-los na justiça. Tenho um NAS Seagate STDF200 que me custou mais de $1200 R$ 5.000,00 e estou tentando junto a Segate que me repare a NAS.

    ResponderEliminar