2017/02/16

Yahoo está a alertar utilizadores para ataques... feitos em 2015 e 2016


A Yahoo não se vê livre de problemas, e o mais recente episódio de roubo de dados de mil milhões de utilizadores está longe de estar terminado, com a empresa a alertar (só agora) que as suas contas podem ter sido acedidas indevidamente... em 2015 e 2016!

Primeiro foi o roubo de dados de 500 milhões de utilizadores; depois foi a descoberta que a NSA e o FBI tinham acesso directo a todos os emails; depois, a descoberta que afinal o caso de roubo de dados afinal atingia mil milhões de utilizadores... e agora, tarde e a más horas, é que a Yahoo começa finalmente a enviar mensagens para alguns utilizadores, dizendo que as suas contas podem ter sido acedidas indevidamente por hackers, durante os anos de 2015 e 2016.

Ora... depois de tanto tempo para admitir as calamidades que aconteceram, que confiança terá a Yahoo para dizer que isto se limita a apenas "alguns" utilizadores? Num caso concreto de um grupo de seis professores de uma Universidade, dois deles receberam este aviso... o que, se servir para extrapolar para o resto dos utilizadores, significa que poderão ter sido acedidas dezenas ou centenas de milhões de contas de utilizadores.

E se nalguns casos isso pode ser inconsequente - como será para aquelas pessoas que usavam o Yahoo apenas como "mail descartável" - para quem o usasse como email principal e lá tivesse informação valiosas (como a de registo noutros sites, ou documentos pessoais), poderá estar em muito pior situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)