2017/02/21

Disney criou uma sala com electricidade wireless eficiente


As promessas de soluções para electricidade sem fio a grandes distâncias têm sido muitas, mas os anos vão passando e elas tardam em concretizar-se, ou continuam a estar limitadas a distâncias algo reduzidas. Agora há um projecto que pode revelar que a electricidade sem fios está mais próxima do que nunca... e que nos chega da Disney.

A Disney Research criou uma sala onde temos lâmpadas, ventoinhas, brinquedos e outros objectos, que poderão funcionar perpétuamente sem necessidade de um cabo a ligá-los a uma tomada ou de serem recarregados. Quem entrar nesta sala com um smartphone compatível, verá o seu smartphone a recarregar-se automaticamente, sem ter que o tirar do bolso ou pousar numa base de carregamento específica: é verdadeiramente electricidade sem fios em toda a sala.

Ao contrário de outro projectos que prometem revoluções nesta área mas se abstêm de referir os pontos que importam, aqui a Disney refere que é possível injectar cerca de 1900W para o ar antes dos níveis SAR aintgirem valores que inspirem cuidados; e que a eficiência do  sistema varia entre os 40 e os 95%, sendo este último um valor impressionante para um sistema de energia wireless.

No entanto, há também alguns aspectos que complicam um pouco o processo de adaptação desta tecnologia para o mundo real. A sala foi criada especificamente para este propósito, estando revestida de painéis de alumínio (paredes, tecto, chão) e no centro da sala existe um tubo de cobre com um corte onde foram inseridos 15 condensadores. Para manter os níveis de segurança, não deverá ser permitido que um humano fique a menos de 50cm deste tubo de cobre; e o sistema teria também que monitorizar os níveis de consumo, para apenas emitir a energia adequada e evitar desperdício ou níveis de energia perigosos.

No futuro, os investigadores dizem que este tipo de sistemas poderá ser aplicado a salas convencionais, com janelas e portas, e trocar as paredes metálicas por painéis amovíveis ou mera tinta condutora.




3 comentários:

  1. Hummm... Fui o único que olhou para as imagens antes de ler e ficou a imaginar para que serviria aquele varão no meio da sala!? 😈😈😈

    ResponderEliminar
  2. Um forno microondas à escala humana?

    ResponderEliminar