2017/02/02

Nexus 6 e Nexus 9 sem direito a mais actualizações

Quando se esperava que a Google tivesse a simpatia de manter os Nexus 6 e 9 na lista de equipamentos suportados até à chegada do Android 8... eis que passam a integrar o lote de equipamentos que ficam pelo caminho.


A Google acabou de anunciar mais uma actualização de manutenção para o Android, que agora chega à versão 7.1.2. Tal como aconteceu na actualização para o Android Nougat 7.0, os Pixels e Nexus mais recentes são os equipamentos abrangidos pela nova versão... mas há também dois Nexus que ficam de fora...

Tendo em conta a política que a Google tem vindo a implementar, a ausência de actualização para os Nexus 6 e Nexus 9 não é propriamente inesperada. Estes equipamentos foram lançados em Novembro de 2014, pelo que já completaram 24 meses em Novembro último, ficando assim fora do intervalo de tempo definido para receber actualizações. Na verdade, a versão 7.1.1 que chegou recentemente, acabou por ser um bónus, pois já veio fora da janela de tempo prevista.

Sem actualizações previstas, os Nexus 6 e Nexus 9 tornam-se assim em bons candidatos para um upgrade. Mas analisando a situação mais friamente, também não há motivo para pressas; a Google vai continuar a lançar actualizações de segurança para estes equipamentos até Novembro do corrente ano (pelo menos). Por essa altura deverá estar também para chegar a próxima versão do Android e uma nova geração de smartphones, que este ano deverá contar com um Pixel económico. Ficam assim garantidos por mais uns meses, ganhando tempo para melhor ponderar uma futura aquisição.

Há naturalmente outra opção, que embora não seja solução para todos, deverá ser igualmente considerada. Tratando-se de dois equipamentos populares (principalmente o Nexus 6), a comunidade de developers vai por certo continuar a suportar os mesmos por via de actualizações alternativas, garantindo pelo menos a próxima versão do Android.

Por: Luis Costa

2 comentários:

  1. Candidatos a upgrade? A mim não me parece. Com uma ROM CyanogenMod/LineageOS ainda duram mais uns anitos.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, a Google favorece a fragmentação desenfreada.

    ResponderEliminar