2017/02/08

Projector Benq HT8050 promete resolução 4K a preço acessível


Com resolução Ultra HD 4K já começa a fazer sentido falar-se em projectar imagens "em grande" em nossas casas, e a Benq começa a tentar os fãs do cinema em casa com o seu novo projector 4K HT8050.

Ao contrário de alguns projectores que se dizem "4K" mas têm resoluções nativas inferiores, a Benq diz que neste caso do HT8050 se trata de um monitor que tem efectivamente 8.3 milhões de pixeis, embora à custa da duplicação de pixeis possível de ser feita nos chips DLP.


O chip DLP tem na verdade apenas 2716x1528 pixeis, mas graças à sua velocidade consegue criar uma imagem adicional ligeiramente desfasada, e que permite obter a tal resolução adicional (não liguem é ao "marketing" a dizer que a resolução 4K deles é melhor que a resolução 4K da concorrência...)

Embora tradicionalmente não seja fã dos projectores DLP nem dos seus efeitos color-rainbow, nestas resoluções e com as mais recentes gerações de chips, a coisa já não é tão problemática... e um sistema 3LCD com resolução nativa 4K, ficaria certamente bem mais caro. É certo que há projectores 3LCD "4K" baratos, mas também recorrem a LCDs de resolução inferior ligeiramente desfasados, para criar a pseudo-imagem final 4K.

Por isso, este Benq HT8050 com certificação THX HD até pode ser uma opção a considerar... mas para isso terão que estar dispostos a pagar 7999 dólares (sempre fica mais em conta que aquele projector Sony 4K de 60 mil dólares.)

... Por outro lado... 8000 euros dá para ir 800 vezes ao IMAX com o bilhete a 10 euros; o que significa que podem ir todas as semanas, com acompanhante, durante mais de 7 anos, pelo menos valor. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)