2017/02/16

Toshiba lança disco N300 com 8TB


Quem prefere reduzir as probabilidades de problemas com armazenamento de grande capacidade pode querer optar por discos mais adequados para trabalho intensivo, e a Toshiba acaba de anunciar a nova série N300 com discos de até 8TB.

Estes discos foram concebidos para serem utilizados em NAS, trabalhando 24h por dia, sem interrupções, e contam com 128MB de cache e múltiplos sistemas que tentam maximizar a longevidade de funcionamento do disco, assim como o seu desempenho.

No caso do disco de 8TB, que se junta às versões de 4TB e 6TB, temos velocidades de transferência de 230MB/s, e uma capacidade de trabalho para 180TB de escritas por ano. Não é um valor que pareça ser demasiado, mas há que ter em conta que a ideia é utilizar estes discos num NAS, pelo que se estiverem a usar um num NAS com 4 drives e em RAID5 a distribuir as escritas pelos múltiplos discos, isso significa que na prática esse valor será bastante superior (600 ou 700TB ou mais).

O maior problema é que estes discos de 8TB ainda têm preços bastante inflacionados... pelo que se quiserem adicionar um à vossa NAS (ou a um media center, ou até como disco externo para backups) terão que estar dispostos a pagar 417 euros por cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)