2017/03/26

A vida despreocupada de quem deve milhões a Hollywood


Peter Sunde é um dos co-fundadores do The Pirate Bay, mas a sua estadia na prisão não significou o fim dos seus problemas com os estúdios de Hollywood que tanto o perseguiram, pois ainda exigem o pagamento de milhões de euros em indemnizações.

A mera ideia de poder ter que pagar milhões de euros a algo ou alguém seria suficientemente para fazer muitas pessoas entrar em profunda depressão, no entanto Peter Sunde tem uma atitude completamente diferente. Segundo ele, a partir do momento em que as supostas "dívidas" a pagar entram em terreno estratosférico, as coisas passam a ser surpreendentemente tranquilas porque se tem a completa noção de que nunca poderão pagar tais valores.

Aliás, basta ver que actualmente a dívida vá em cerca de 15 milhões de euros, mas só os juros anuais aumentam a dívida em valor superior ao que ele alguma vez poderia pagar. Segundo as suas estimativas, pela altura da idade da reforma, a dívida já deverá ascender a mais de 500 milhões de euros...

De qualquer forma, Peter Sunde mantém-se fiel aos seus princípios e reafirma que, mesmo que tivesse dinheiro, nunca pagaria um cêntimo que fosse a Hollywood, e continua a apontar todos os estudos (que apresentou em Tribunal em sua defesa) que referem que não existe relação directa entre a partilha de conteúdos e prejuízo directo para os seus autores - havendo até aqueles que dizem demonstrar que os conteúdos partilhados acabam por gerar maior rendimento para os seus criadores.

Claro que nestas questões todos têm "estudos" para sustentar as suas opiniões (mesmo que muitas vezes sejam financiados pelos próprios para dizerem aquilo que lhes interessa)... mas não deixa de ser interessante pensar no que será viver toda uma vida com uma dívida que nunca poderá ser paga.

8 comentários:

  1. E assim dizia Sócrates, as dividas soberanas (que têm valores semelhantes , em termos de comparação) não são para ser pagas...
    Um grande caloteiro, chega a um ponto de não se preocupar com mal que fez. A vergonha deixa de fazer sentido, quando os valores monetários são difíceis de compreender. Um exemplo disso é o Ricardo Salgado. Não deve dormir uma noite por causa do dinheiro de "deve"... aliás, não é ele que deve, é o banco. Faz me lembrar os negócios ruinosos dos empreiteiros que faziam prédios com o trabalho dos subempreiteiros. Não lhes pagavam, mas o prédio nunca era da empresa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não estarás a comentar no tópico errado? :P

      Eliminar
    2. Não. Estou a falar do efeito psicológico dos números grandes. Chegam a um ponto que deixam de fazer sentido. Uma coisa é levar com uma multa de 1500€, onde parece um soco valente no peito. Outra é levar com uma multa de 8 billiões de euros, em termos proporcionais o soco seria maior ou menor?

      Eliminar
  2. Mas ele agora talvez para se tentar redimir criou o site https://flattr.com/. Onde nos propôe

    "Patrocinar a criatividade
    Apoie a web grátis e gratuita,
    pague por conteúdo gratuitos."

    "Suporte criadores que criam conteúdos artísticos.
    No final do mês dividimos e damos o seu orçamento para os criadores."

    Parece uma espécie de SPA...

    ResponderEliminar
  3. "Claro que nestas questões todos têm "estudos" para sustentar as suas opiniões (mesmo que muitas vezes sejam financiados pelos próprios para dizerem aquilo que lhes interessa)"

    Não estou a defender ninguém, mas, existe filmes "Mais pirateados do Ano" que foram os "Mais rentáveis do ano".
    O estudo não é assim tão infundado, vejam o exemplo do "Avatar".
    Como disse, não estou a defender ou a culpar, apenas acho que os milhões ganhos por Hollywood, com filmes, não é um valor tão baixo que leve a entrar por caminhos de pedir mais milhões a um sujeito, como se a sua prisão e inibição de utilizar Internet e afins (não sei se foi o caso, mas em queixas do género é bastante comum) já não fossem suficiente.

    ResponderEliminar
  4. Tudo muito bonito, mas esse sujeito anda a ganhar dinheiro à custa da pirataria, o site dele tem anúncios com os quais ganha dinheiro.

    Como ele há muitos!

    Mesmo com ISP's, como a OVH, que alojam pirataria (nem estou a falar de metadados como os torrent), e fazem bom dinheiro eles, e os clientes com a pirataria! Uma pessoa faz queixa, e eles mandam para o /dev/null.

    ResponderEliminar
  5. Existe um numero de sites de pirataria até dizer chega , a Suécia lembrou-se que os fundadores do Pirate Bay deveriam ser capturados , foram julgados e presos , cumpriram a cadeia e agora Hollywood quer dinheiro ? talvez então receba algum a partir deste site , não sei : https://piratenproxy.nl/thepiratebay.org/

    ResponderEliminar
  6. Não percebi. O que foi que ele pirateou?

    ResponderEliminar