2017/03/26

Apple volta a poder vender iPhone 6 na China


Os tribunais Chineses decidiram a favor da Apple num caso em que um fabricante local acusava a empresa norte-americana de ter copiado o design dos seus smartphones e tinha exigido a proibição da venda dos iPhones 6 e 6 Plus.

A proibição da venda dos iPhones 6 nunca chegou a ser um problema, pois a mesma foi suspensa enquanto o caso estava a ser tratado nos tribunais, mas agora fica definitivamente arrumada - ou assim parece. Os tribunais decidiram que o design dos iPhones 6 da Apple não violam as patentes do smartphone 100c da Shenzhen Baili Marketing Services.


Na verdade o design do 100c é bastante genérico, e assemelha-se mais a dezenas de smartphones chineses de diversas marcas do que a um iPhone... mas pronto, já sabemos que o alvo era mais apetecível e que, no mínimo, todo este incidente serviu como publicidade.

No entanto, a vitória da Apple não foi total, pois a mesma tinha pedido aos tribunais que retirasse as patentes de design à empresa que a acusou, coisa que os tribunais não consideraram justificado. No entanto, a decisão dos tribunais deve deixar a mensagem clara de que não bastará ter patentes de um design genérico para ir tentar "pescar" alguma indemnização milionária (ou bilionária) à Apple... pois afinal, o iPhone até é feito na China e não seria bom negócio arreliar um cliente de tão alto nível.

1 comentário:

  1. Até parece que o governo chinês "deixou a Apple ganhar" por interesses...

    ResponderEliminar