2017/03/08

Adobe Lightroom ganha fotos RAW HDR em iOS e Android


Os puristas da fotografia têm agora mais um motivo para utilizar o Adobe Lightroom mobile, pois o mesmo passa a suportar a captura de fotos RAW HDR. Infelizmente, funciona apenas num número reduzido de smartphones.

As fotos guardadas em formato RAW já contêm informação com maior gama dinâmica do que aquela que temos quando as imagens são convertidas para JPEG, mas neste caso o Lightroom combina três imagens em RAW (ao estilo do que é feito na captação de fotos HDR "normais") para obter o melhor de ambos os mundos.



De forma simplista, podemos considerar isto como um HDR "ao cubo", já que temos a informação adicional de cada foto RAW, que por si só já quase poderia resultar numa imagem HDR, aqui complementada pela informação das duas exposições RAW adicionais.

A ideia é boa, mas a implementação, infelizmente, estará apenas ao alcance de alguns. Este modo RAW HDR está disponível apenas um número reduzido de smartphones. No iOS temos o iPhone SE, 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus e iPad Pro; em Android os smartphones compatíveis reduzem-se ao Google Pixel, Pixel XL, Galaxy S7 e S7 Edge.

Uma lista bastante reduzida de equipamentos, particularmente no campo dos Android, que deixará a grande maioria dos utilizadores sem possibilidade de experimentarem estas fotos RAW HDR.

1 comentário:

  1. "Use a tecnologia para edição raw para importar e editar suas fotos raw. Requer uma assinatura da Creative Cloud."

    ResponderEliminar