2017/03/08

Orboot é um globo do séc XXI com realidade aumentada


Nos tempos pré-internet, os Atlas e os globos eram garantidamente algumas das coisas mais fascinantes para nos entreter, e agora dessas memórias são revisitadas por este Orboot, que recorre à realidade aumentada para dar um toque de modernidade aos velhos globos.

Em tempos sem internet, tablets, smartphones, ou até computadores, os globos eram uma daquelas peças quase mágicas que era capaz de nos ocupar durante longas horas, enquanto percorríamos a superfície do nosso planeta espreitando os países e cidades. No caso dos globos iluminados, ou que permitiam ter um pequeno ponto luminoso para "focar" numa localização específica, o fascínio era ainda maior.

Mudam-se os séculos, mudam-se as tecnologias. Hoje em dia temos muito mais que isso à distância de um toque, nos nossos smartphones e tablets, mas a ideia de continuar a ter um globo físico continua a ter um factor extra de atracção, e é nisso que aposta o Orboot no Kickstarter.

Este globo vocacionado para os mais novos não só nos mostra o nosso planeta, como também vem acompanhado de apps (Android e iOS) que permitem adicionar uma nova dimensão interactiva ao próprio globo através de realidade aumentada. Assim, em vez de apenas terem o globo estático que certamente não cativaria os jovens de hoje por muito tempo, temos acesso a vistas dinâmicas que ganham vida quando se aponta o smartphone ou tablet para o globo.

Parece-me o tipo de coisa que poderá inspirar os mais novos a ter o mesmo tipo de sentimento sobre os velhos globos, como aquelas que nos fascinaram no século passado. O preço começa nos $29 (+$15 de portes para Portugal) e a entrega está prometida para Agosto deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)