2017/03/02

Alexa da Amazon vai identificar as vozes de cada utilizador


A ideia de ter um Google Home ou Amazon Echo em casa, sempre atento aos nossos comandos de voz pode ser uma proposta tecnológica irresistível, mas depressa revela que esta tecnologia ainda tem muito que evoluir em termos de lidar com os diferentes habitantes de um lar.

Poder comprar algo na Amazon com um simples pedido de voz pode ser excelente, até ao dia em que se descobre que um filho ou filha comprou algo. De forma idêntica, ter acesso a dados pessoais e privados à distância de uma pergunta torna-se bastante mais complicado ao constatarmos que esses dados estão igualmente à disposição de qualquer pessoa que entre em nossa casa - até mesmo, um ladrão!

Felizmente a Amazon parece estar a par destas questões, e em breve poderemos ter uma assistente Alexa com a capacidade de identificar os diversos utilizadores pela sua voz.

Isto permitiria distinguir entre diferentes tipos de utilizadores (como crianças, adultos com acesso limitado, adultos com acesso total), e também evitar o acesso por utilizadores considerados desconhecidos. Seria o equivalente a um sistema multi-utilizador mas para acesso via voz, e é algo que será absolutamente indispensável para que este tipo de dispositivos e assistentes digitais possam ter sucesso em nossas casas.

4 comentários:

  1. Isto é útil em Portugal, ou acaba por não servir para nada? Para fazer encomendas da Amazon naturalmente não dá, mas deve dar para as restantes coisas, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É útil para domótica (controlar luzes, tv, etc por voz). Para adicionar coisas à lista de compras, perguntar o tempo, etc. Tem é que se falar em inglês.

      Eliminar
  2. em que amazon se pode comprar sem ter alfândega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amazon Espanha, UK, Alemã, Francesa...
      (Ter em atenção se não é vendedor externo que possa fazer o envio de outro país)

      Eliminar