2017/03/03

Bitcoin supera valor do ouro pela primeira vez


Depois de ter atingido valores recorde e depois caído a pique, o Bitcoin está de regresso aos seus tempos áureos... ou melhor dizendo, está a superá-los, ao ponto de já ser mais valioso que o próprio ouro.

O Bitcoin ficou mundialmente famoso ao ter transformado em milionários algumas pessoas insuspeitas, quando descobriram que alguns poucos dólares que tinham investido em Bitcoins se tinham transformado em muitos milhares (e até mesmo milhões) de dólares. E o facto de qualquer pessoa se poder aventurar no processo de "minar Bitcoin" deu origem a uma verdadeira corrida ao ouro, com a esperança de conseguir fazer dinheiro fácil - um processo que não seria assim tão simples, pois rapidamente surgiram grupos especializados nessa tarefa.


Depois de ter assistido a um grande tombo, os Bitcoin têm vindo a recuperar lentamente, e voltam a atingir valores recorde. E agora, pela primeira vez, terem superado o próprio valor de referência de uma onça de ouro. Os Bitcoin chegaram a $1238.11, enquanto que a onça de ouro se ficava pelos $1237.73.

Claro que este marco não passa de uma curiosidade, pois como o próprio gráfico revela, o ouro continua a ter um valor bastante mais estável ao longo dos últimos anos, enquanto que os Bitcoin já perderam (e recuperaram) cerca de 6x o seu próprio valor - o que revela de forma evidente a volatilidade desta moeda digital.

No entanto, há aqueles que apontam para a possibilidade de, no futuro, serem as moedas digitais a poderem servir de referência estável e a substituir os produtos físicos. E se o Bitcoin desta vez conseguir demonstrar que esta sua nova escalada não irá resultar num novo "tombo", talvez faça com isso fique um pouco mais perto.

2 comentários:

  1. Justamente por ser tão volátil o bitcoin não é ainda uma moeda confiável.

    ResponderEliminar
  2. Estou a acabar de criar a minha BitCoin Wallet 8-)

    ResponderEliminar