2017/03/07

Dot - um smartwatch Braille para invisuais


Os smartwatches têm falhado em cativar o mercado, mas há um que certamente irá atrair as atenções de todos aqueles que nem sequer os podem ver. O Dot é um smartwatch Braille, e o seu objectivo é o de transformar as vidas daqueles que o usarem.

Os smartphones e smartwatches podem já ter contribuindo para melhorar a vida de muitos invisuais, mas normalmente isso é feito à custa de feedback vocal, que nem sempre poderá ser o método mais apropriado dependendo do local onde se está.

O Dot aposta no formato de um relógio, mas troca o seu ecrã por quatro células Braille capazes de criar mensagens que o utilizador pode sentir com os dedos, tal como se estivesse a ler num livro. São apenas quatro símbolos de cada vez, mas a mensagem pode ir sendo apresentada à velocidade que o utilizador achar adequada, e também poderá responder com algumas mensagens pré-feitas usando os botões no relógio.

Depois de três anos em desenvolvimento o Dot está finalmente prestes a ser enviado para os 140 mil investidores no projecto - processo que irá demorar até ao próximo ano. Mas imagino que em paralelo comecem também a surgir unidades destinadas ao comércio geral, pois parece-me uma ideia boa demais para se limitar a satisfazer os objectivos do projecto de crowdfunding.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)