2017/03/07

RTP Arquivos disponibiliza as memórias audiovisuais da televisão nacional


Como canal público nacional, fazia todo o sentido que também o arquivo da RTP estivesse disponível publicamente para todos, e finalmente isso começa a ser feito com o novo portal RTP Arquivos que agora fica disponível.

Se é certo que há coisas em que nada substitui a idade, no caso da RTP o seu espólio remonta aos idos anos de 1936 e 1957, referentes ao início das emissões regulares de Rádio e de Televisão, respectivamente. São muitas décadas de informação, de programas, notícias, entrevistas, espectáculos, e muitos outros conteúdos que fazem parte da memória colectiva de todos, e que poderão ser sempre uma valiosa fonte de informação ou redescobrimento.

O portal RTP Arquivos é a nova plataforma de acesso aos arquivos audiovisuais do serviço público de rádio e televisão. Vai estar em actualização contínua, tendo por objectivo disponibilizar progressivamente todos os conteúdos desde a década de 30 do século passado até à actualidade, devidamente catalogados e contextualizados de modo a assegurar uma pesquisa fácil e eficaz.

Além de se poder procurar o que se pretende pelo processo de pesquisa, a informação fica também disponível sob a forma de colecções, que consistem numa selecção dos conteúdos mais representativos sobre temas e personalidades marcantes da nossa história. Podemos ainda aceder aos programas mais emblemáticos da RTP que estarão disponíveis organizados por géneros.

Esta plataforma visa também simplificar o processo de licenciamento de conteúdos, bastando o registo no site e clicar no botão "Licenciar conteúdo" que surge na página de cada conteúdo, e com o qual se espera facilitar imensamente a utilização prática dos mesmos.


E agora é só irem procurar as preciosidades que por lá se podem encontrar, como uma entrevista a Walt Disney, ou o intemporal Agostinho da Silva, com o qual tanto continuamos a ter para aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)