2017/03/07

GeoVisual Search deixa pesquisar o mundo visualmente


Ferramentas como o Google Earth há muito que nos deixam ver todo o mundo sem ter que sair de casa, mas agora o Descartes Lab traz-nos uma ferramenta não menos interessante, que nos deixa pesquisar o mundo a partir de imagens.

Já alguma vez tiveram curiosidade em saber se o formato de um lago, ou fonte, ou monumento, poderia ser encontrado em qualquer outro ponto do mundo? Ou então, que tal pesquisarem por campos de futebol, para verem quantos poderão existir à vista dos satélites? Tudo isso e muito mais passa a ser possível com o GeoVisual Search.

A ideia poderá parecer bastante semelhante à do Terrapattern, e não será coincidência. O Terrapattern serviu de inspiração para este sistema de pesquisa visual, só que agora o mesmo não fica limitado a apenas algumas cidades nos EUA e passa a estar disponível a nível mundial. Ainda assim, há diferenças notórias dependendo dos locais onde fizerem as pesquisas, já que nos EUA temos acesso a imagens aéreas com resolução bastante superior às imagens de satélite que servem de referência para o resto do mundo. Pelo que, não esperem procurar coisas muito detalhadas aqui por Portugal, face às coisas que poderão pesquisar nos EUA.
  • EUA - imagens com resolução de 1m por pixel
  • China - imagens com resolução de 4m por pixel
  • Resto do mundo - imagens com resolução de 15m por pixel

Lá chegaremos ao dia em que poderemos por um autocolante no tejadilho do automóvel, e depois chegar a um motor de pesquisas como este e perguntar onde está o nosso carro (desde que o mesmo não esteja num túnel, garagem, ou debaixo de uma ponte. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)