2017/03/22

Google Maps ganha partilha de localização em tempo real


Os fãs do velho Google Latitude vão finalmente poder perdoar a Google, com a chegada da nova funcionalidade de partilha de localização em tempo real do Google Maps, que nos deixa partilha a localização com quem quisermos, durante quanto tempo quisermos.

Partilhar com os amigos onde estamos enquanto estamos a caminho de um ponto de encontro é algo que frequentemente desejamos (e que podemos fazer em apps como o Waze), e agora a Google decidiu implementar isso no Google Maps - numa opção que nos faz relembrar os tempos áureos do defunto Google Latitude.

Com esta nova opção de partilha de localização podemos partilhar a nossa localização com quem quisermos, durante um tempo pré-determinado (de 15 minutos até 3 dias) ou de forma permanente (até desligarmos manualmente), de modo a que a pessoa em questão possa ver por onde andamos no mapa. De forma igualmente útil, quando estamos a navegar até um destino, podemos partilhar a viagem com amigos, para que estes saibam onde estamos e qual o nosso tempo estimado de chegada - sendo que neste caso a partilha da localização se desliga automaticamente quando chegamos ao destino, ao estilo do que acontece com o Waze.

A funcionalidade estará disponível para o Google Maps tanto em iOS como Android ao longo das próximas semanas, sendo que em Android também temos a possibilidade de criar icons no Home Screen que nos levem imediatamente para a localização de determinadas pessoas (por exemplo, amigos mais chegados ou familiares). No caso da partilha permanente da localização, os utilizadores também irão recebendo avisos regulares a relembrar disso.


5 comentários:

  1. Só para dizer que isso tudo já a App "Amigos" que vem no iOS há anos já fazia tudo…

    Mas a Google é tão inovadora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sendo compatível apenas com uma marca de smartphones que estatisticamente quem os escolhe não é pessoa de grandes amigos, a utilidade também é reduzida.

      Eliminar
    2. Miguel Silva, se uma pessoa partilhar a sua localização a parir de um dispositivo iOS para uma pessoa com outro dispositivo, por exemplo via e-mail para um Android, este último ao clicar no link abre automaticamente a localização no Google maps.

      Eliminar
    3. Rui...
      Google Latitude: February 5, 2009
      Apple Find My Friends: October 12, 2011

      ... ou a memória já não é o que era?

      Eliminar
    4. E parece que só responde quando lhe convém :D

      Eliminar