2017/03/22

Notícias do dia

As novidades do Android O; a MediaMarket ganha loja online; o Google Maps passa a ter partilha de localização em tempo real ao estilo do velho Google Latitude; investigadores subvertem ferramenta do Windows para infectar qualquer programa; e ainda as coisas que um sistema operativo nunca devia fazer.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que o Apps do Android está a celebrar o seu aniversário e está a dar smartphones e outros gadgets; e que esta semana também temos novo gadget para oferecer: uns earphones Bluetooth Macaw T1000. Como extra, ainda temos convites duplos para uma sessão especial Ghost in the Shell em IMAX 3D. E, para terminar em grande, o nosso almoço-meeting mensal é já este sábado. :)

Câmaras da NEST podem ser desactivadas remotamente por ladrões



Quem se dá ao trabalho de instalar câmaras de vigilância em sua casa é porque gostaria de ficar com um registo vídeo no caso de incidentes indesejados; pelo que se torna bastante infeliz que as câmaras NEST contenham vulnerabilidades que permitem que um ladrão desactive as câmaras remotamente via Bluetooth, impedindo a gravação.

As câmaras contêm vulnerabilidades que permitem que um atacante envie passwords ultra-longas ou peçam à câmara para se ligar a outra rede, fazendo com que a câmara encrave e faça um reboot, ou perca mais de um minuto a tentar ligar-se a uma rede inexistente - período durante o qual não estará a enviar as gravações para a cloud. Repetindo-se este processo continuamente, um ladrão terá todo o tempo que quiser para fazer o "serviço" sem ter que se preocupar com as câmaras.

Considerando que não é possível desactivar o Bluetooth nas câmaras, isto é um problema que só poderá ser resolvido pela própria NEST, que apenas diz que já tem uma correcção preparada, que será enviada para os clientes nos próximos dias.


Netflix já funciona no Firefox em Linux



As questões do DRM sempre complicaram a utilização do Netflix em Linux, mas agora os utilizadores passam a ter mais uma opção à sua disposição, utilizando o Firefox.

Até aqui o único browser suportado pelo Netflix em Linux era o Chrome (ou fazendo "batota" para simular que estavam a utilizar o Chrome ao usarem o Firefox), mas agora a Netflix passa a suportar o Firefox nativamente, e sem se preocuparem com a gestão de DRM do Chrome. É mesmo só lançar o Firefox e desfrutar dos vídeos.


Vulnerabilidades no LastPass deixa passwords e utilizadores em risco



Quem utiliza um gestor de passwords preocupa-se com a sua segurança; pelo que se torna inaceitável que seja esse próprio gestor a deixá-lo vulnerável. Falhas na extensão do LastPass para o Chrome e Firefox não só podem permitir o roubo das passwords, como até podem deixar os computadores em risco e permitir a execução remota de software.

Se forem utilizadores do LastPass... será conveniente repensarem a sua utilização.


iPhone 6S foi o mais vendido em 2016



O iPhone 6S foi o campeão de vendas em 2016, segundo a IHS Markit, numa tabela onde as posições cimeiras são dominadas pela Apple, mas onde a Samsung ocupa a quase totalidade das restantes posições, e com a Oppo a intrometer-se lá pelo meio.

Segundo estes dados, o iPhone 6S foi o smartphone mais vendido em 2016, seguido pelo iPhone 7, 7 Plus e 6 Plus. De seguida entramos na região Samsung, com o Galaxy S7 Edge, Galaxy J3, o "intrometido" Oppo A53, seguido pelo Galaxy J5, Galaxy S7 e Galaxy J7.

Bate certo com as expectativas que tinham?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários: