2017/03/12

Messenger Day está a arruinar o Messenger?

Lembram-se de quando o Messenger era uma ferramenta de conversação dentro do Facebook? Desde então o serviço tem crescido e crescido... e agora parece ter pretensões de se tornar numa própria rede social alternativa... e no processo destruindo aquilo que se esperava dele: de ser um serviço de mensagens.

O crescimento do Facebook Messenger ao longo dos anos tem sido aparente, ao ponto do Facebook já nem sequer o integrar na sua app principal e pedir aos utilizadores que utilizem a app específica do Messenger (leia-se: exigir!)

Mas agora, na contínua tentativa de copiar todas as funcionalidades e características dos serviços concorrentes, o Messenger ganhou uma funcionalidade de partilhar o dia e/ou seguir o dia das pessoas que achamos interessantes. Um pouco ao estilo das Storys no Instagram, mas que aqui podem criar mais confusão e atrito do que seria desejável. Ao contrário do Instagram, concebido de raiz como uma ferramenta de partilha com o mundo, o Messenger é uma app de mensagens que essencialmente lida com mensagens privadas.

Com o Messenger Day, um pequeno deslize pode fazer com que uma foto privada destinada apenas para uma determinada pessoa vá parar às imagens "do dia" que serão partilhadas com muitas mais pessoas - e os utilizadores nem sequer têm forma de escapar a isso ou desactivar essa "funcionalidade".

... Por algum motivo o Facebook também já criou um Facebook Messenger Lite; mas não deixará de ser um pouco constrangedor que se chegue a um ponto em que a melhor forma de utilizar um serviço seja recorrer unicamente às apps "lite" que disponibiliza... uma vez que as suas apps principais se tornaram gigantescos monstros disformes que já fazem tanta coisa para além daquilo que deveriam fazer, que já se toram praticamente impossíveis de gerir.

4 comentários:

  1. No meu círculo de amigos notei um desacelaramento no uso desta App. Fui agora ver a última vez que recebi mensagens e... Foi há 3 dias. Olho para o Whatsapp, Viber e Allo e tenho centenas...

    No meu caso é tão significativo que nos 2btelemoveus que uso só um tem Facebook e Messenger... E se calhar...

    ResponderEliminar
  2. Telegram, sem dúvida, um dos melhores. Cumpre a sua função de forma competente, eficiente na utilização dos recursos, etc. se não acreditam experimentem sem compromisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, também sem dúvida é o melhor. Convenci toda a minha familia, e grande parte do meu circulo de amigos a trocar do whatsapp para o telegram. Não conheço nenhum que esteja arrependido!

      Eliminar
  3. Cópia descarada do Snapchat… como se já não bastasse a cópia que eles fizeram no Instagram.

    O Facebook que se acomode à sua imagem actual.

    ResponderEliminar