2017/03/04

NASA vai enviar sonda até ao Sol


Enviar algo até ao Sol parece, logo à partida, uma missão suicida, mas é o que a NASA vai fazer com a Solar Probe Plus já em 2018.

Muito nos temos fartado de explorar todos os recantos do sistema solar, mas no que diz respeito ao Sol, tudo o que fazemos (compreensivelmente) tem sido à distância - muita - distância! Pois bem, no próximo ano o Sol vai ter um verdadeiro encontro imediato com uma sonda terrestre, a Solar Probe Plus, e o objectivo é o de ajudar a perceber alguns fenómenos que continuam a intrigar os cientistas.

Solar Probe Plus não vai voar directamente "até" ao Sol, mas ficando a apenas 6 milhões de quilómetros da nossa estrela, é o mais perto que já se esteve, por uma margem significativa. Para dar uma ideia, a anterior recordista, a nave Helios, passou  a 43 milhões de quilómetros, e já tinha sido considerado "muito perto".

Quanto as questões que se esperam que esta sonda ajude a responder, temos coisas como: porque motivo a atmosfera do Sol é absurdamente mais quente que a superfície do Sol (2 milhões de C° vs 5 mil C°); como é gerado o vento solar que sopra a a mais de mil milhões de quilómetros em todas as direcções; e também tentar determinar quando o Sol emite as perigosas partículas energéticas solares que podem por em risco satélites e astronautas em órbita, podendo servir como um sistema de alarme rápido.

Mas não se pense que a missão será fácil. A Solar Probe Plus vai contar com um escudo térmico de 11.4cm que terá que enfrentar temperaturas superiores a 1300ºC, e o calor acumulado terá que ser redireccionado e dissipado para o espaço para não afectar os instrumentos a bordo.

Esperemos que tudo corra bem, e que esta sonda nos permita perceber um pouco mais da estrela que permite que por cá estejamos hoje! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)