2017/03/28

Samsung tem ecrã OLED com 1200ppi perfeito para VR


A busca pela máxima resolução e maior densidade de pixeis parece não ter fim, e a Samsung Display diz já ter criado um ecrã OLED ideal para aplicações VR com uns incríveis 1200ppi.

Nos monitores e televisores a resolução 4K vai-se tornando cada vez mais comum (e já começam a surgir monitores 8K); e nos smartphones também já é comum ter-se resoluções Full HD e superior, com alguns fabricantes a já nos terem trazido smartphones com ecrã 4K. Mas para aplicações de realidade virtual a medida que mais importa é a densidade dos pixeis, para evitar que sejam perceptíveis os espaços entre eles.

A Samsung diz já ter disponível um ecrã OLED com 1200ppi que, para se ter uma referência do que representa, é mais do dobro da densidade dos ecrãs AMOLED utilizados nos seus smartphones (577ppi), e que representa um avanço considerável face ao AMOLED 4K de 5.5" que a Samsung também demonstrou, e que se ficava por "apenas" 806ppi. Aparentemente, esta mesma tecnologia permitirá fabricar ecrãs OLED com 1500ppi a curto prazo, e eventualmente ser melhorada para atingir 2250ppi.

Se são densidades que seriam completamente desproporcionadas para utilizar em televisores, monitores e smartphones, seriam excelentes para serem utilizadas em óculos VR e de realidade aumentada. Com densidades deste tipo (e hardware capaz de alimentar tais resoluções), começa a ser possível pensar-se em óculos VR cujas imagens serão indistinguíveis das do mundo real, sem qualquer percepção dos pixeis no ecrã. É só uma questão de aguardarmos mais uns anos... :)

1 comentário:

  1. estava a ler isto a uma distancia de 1m de um ecrã 4k de 40" e a pensar que mesmo assim não estou a ver os 2000dpi serem suficientes para criar uma imagem indistinguivel desta que conseguimos ver :)

    ResponderEliminar