2017/03/29

Vivaldi ganha novo modo de visualização do histórico das páginas visitadas


O Vivaldi é um browser que se tem procurado diferenciar dos demais através de funcionalidades únicas, e agora passa a contar com mais uma: um modo de visualização e análise das páginas visitadas que fará inveja a todos os outros browsers.

Se já estiveram naquela situação de querer encontrar um site que sabem que visitaram "a semana passada", com o Vivaldi isso passa a ser mais simples que nunca. Em vez de se limitar a nos apresentar uma lista infindável de URLs, o Vivaldi apresenta os resultados do histórico num formato de calendário e com gráficos que permite analisar que sites mais visitamos e quando. Adicionalmente, é possível filtrar o que se procura por data, título, endereço, ou número de vezes que se visitou o site.


Toda esta informação está armazenada apenas localmente no computador, pelo que não terão que se preocupar com todos estes dados estarem nas mãos dos criadores do Vivaldi - embora simultaneamente chame a atenção para isso, pois é o tipo de dados que muitas empresas poderão estar a recolher e a utilizar para criar perfis sobre cada utilizador.


Esta versão do Vivaldi também bem com outras novidades, como a possibilidade de criar notas para o painel lateral usando um simples drag-and-drop para o Notes, não só a partir do browser como de qualquer outra app. Em alternativa, podemos também seleccionar o texto pretendido e escolher "Copy to Note" com o botão direito do rato. Também temos pesquisa de imagens no menu do botão direito; opção para mostrar tabs hibernadas em cinzento; ou opções mais avançadas sobre como lidar com as páginas que fazem barulho mediante as opções de mute.

São coisas que, mais cedo ou mais tarde, poderão vir a influenciar a forma como outros browsers as implementam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)