2017/03/29

Intel lança disco Optane M.2 para acelerar outros discos


Depois de muita espera a Intel estreou as memórias 3D XPoint num SSD PCIe para o sector empresarial, mas não demorou muito a trazer-nos um produto mais económico destinado aos consumidores finais.

As memórias 3D XPoint querem combinar as vantagens (velocidade) das memórias RAM com a não-volatilidade das memórias Flash, e este SSD M.2 Optane é uma forma de o fazerem de forma mais económica. Claro que para manter o preço reduzido, em vez dos 375GB do módulo empresarial temos apenas 16 ou 32GB, mas o objectivo deste módulo é servir de cache para acelerar o acesso a outros discos (ou até SSDs).

As vantagens serão óbvias para quem usar discos tradicionais, mas menores para quem já utilizar um disco SSD (mesmo considerando que as velocidades de acesso são na ordem dos microsegundos, bastante mais rápidas que as das memórias Flash dos SSDs).

Os preços destes Optane são de uns acessíveis $44 para a versão de 16GB e $77 para os 32GB; mas a questão é que poderá continuar a ser mais compensador usar este dinheiro e investir num SSD de maior capacidade (ou melhor desempenho). Para além disso há que ter em conta que será necessário ter uma motherboard com CPU Intel Core de 7ª geração e chipset compatível para lhes podermos dar uso. Pelo que, tirando alguns casos específicos, a melhor opção poderá ser aguardar mais um pouco e esperar por verdadeiros SSDs Optane de maior capacidade que substituam completamente os SSDs Flash.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)