2017/04/04

Apple refresca o Mac Pro e promete modelo completamente novo para o ano


A Apple tem sido criticada por se ter esquecido do segmento de utilizadores profissionais, e finalmente vem responder a isso com um Mac Pro ligeiramente actualizado e a promessa de uma máquina completamente nova... para o ano.

O Mac Pro pode ter sido uma máquina revolucionária quando foi lançada, condensando uma máquina super-potente num tamanho compacto e com design atractivo, mas o facto de usar hardware feito à medida veio a penalizá-lo a longo prazo, com a Apple a não manter a periodicidade de actualizações que era pedida pelo mercado.

A actualização que agora ocorre acaba por saber a pouco: a versão quad-core com 2x FirePro D300 passa a ter 6-cores e 2x FirePro D500; e a anterior versão de 6-cores com 2x FirePro D500 passa a ser octa-core e 2x FirePro D800, com tudo o resto a manter-se inalterado. Algo que a Apple tenta compensar com algo pouco habitual na marca, a promessa de que no próximo ano terão um Mac Pro completamente novo, recriado de raiz e que certamente terá aprendido com o erro desta geração - nomeadamente recorrendo a sistemas modulares que permita uma mais fácil progressão e actualização das máquinas à medida das necessidades dos clientes.

Para quem não quiser esperar tanto, haverá também novos iMacs ainda este ano, incluindo versões direccionadas para os utilizadores profissionais, e também novos monitores. Sem dúvida boas notícias para os utilizadores mais exigentes que se sentiam esquecidos pela Apple... mas que ainda terão que esperar muitos meses para verem estas promessas serem cumpridas.

2 comentários:

  1. Eu cá acho que o mercado é tolo, de tanto pedir novidades!!!
    Esse Mac Pro é demasiado bom para 99,99% dos utilizadores (os restantes que comprem 2, para dividir tarefas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mercado não é tolo.
      Este Mac pro é destinado a 1% dos utilizadores. E para profissionais que trabalham com edição de video 1080p ou material 8k. Edição de fotografia de 20mpx ou 100Mpx etc etc.
      Para quem precisa de uma maquina de trabalho. E acima de tudo que tenham necessidade de OSX.

      Eliminar