2017/04/08

Criadores do Illumiroome e RoomAlive vão lançar Lightform este ano


Lembram-se do Illumiroom e do RoomAlive, projectos da Microsoft que recorriam ao projection mapping para expandir os jogos para fora do ecrã? Os seus criadores querem tornar esses projectos realidade, e prometem lançar o seu Lightfrom ainda este ano.

O conceito apresentado pelos projectos da Microsoft era altamente interessante, mas nunca se chegou a concretizar num produto comercial. É algo que terá levado as pessoas que trabalharam nesses projectos a querer fazer algo que chegasse até às pessoas, e é daí que surge o Lightform.

De forma resumida, o Lightform é um sistema que permite transformar qualquer sala num ecrã, mas com a inteligência para saber distinguir os diferentes objectos. O lightform é um computador com uma câmara integrada, que bastará ligar a um projector para automaticamente fazer um scan 3D a uma sala e poder apresentar todo o tipo de informação. A ideia é a de que, por exemplo, um quadro em branco (ou parede) se possa tornar num ecrã que apresenta informação relevante para o utilizador; algo como uma planta poderá sinalizar que precisa de água indicando um sinal na própria planta; e as possibilidades expandem-se para o limite da imaginação.

O problema principal será mesmo esse: garantir que desde logo existem aplicações práticas suficientes que convençam os utilizadores da funcionalidade e viabilidade deste Lightform; mas, poderá muito bem ser o primeiro passo para trazer o projection mapping para nossas casas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)