2017/04/22

Investigadores simulam paredes em VR usando choques nos músculos


Investigadores deram mais um passo no sentido de tornar mais reais a nossa presença nos mundos VR, com estimulação eléctrica dos músculos para que os utilizadores sintam fisicamente as paredes e outros objectos.

Um dos problemas da realidade virtual é que, por muito realista que seja visualmente, continua a existir uma total falta de sensações físicas. Mas talvez no futuro isso seja bem diferente, caso projectos como este venham a dar origem a produtos comerciais mais avançados. Investigadores utilizaram um sistema de estimulação muscular ligado aos braços dos utilizadores que lhes permitem transmitir fisicamente a sensação de baterem numa parede - que só existe em realidade virtual. (De referir que um dos investigadores - Pedro Lopes - é português. :)

O sistema pode ser afinado para diferentes tipos de sensações físicas, podendo simular objectos "rígidos" ou outros que permitem uma resistência progressiva, tipo esponja - para além de poder ser aplicado ao feedback físico de outros movimentos e sensações (como pegar em algo.)

... Um destes dias ainda nos arriscamos a sair todos pisados por termos caído pelas escadas abaixo num jogo VR! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)