2017/04/14

Luminar criou LIDAR com 50x mais resolução


Os LIDAR são componentes considerados indispensáveis para os automóveis autónomos, e a Luminar criou um que parece superar tudo aquilo que existe no mercado.

Os LIDAR - que são "radares laser" capazes de ver em 3D aquilo que está em seu redor - são componentes que são imprescindíveis para os carros autónomos, mas cujo preço extremamente elevado tem dado origem a uma verdadeira corrida em que múltiplas empresas tentam criar novos sistemas mais eficiente e baratos que possam revolucionar o mercado.

Uma dessas empresas é a Luminar, e embora ainda não sejam conhecidos os seus preços, as imagens que têm revelado são impressionantes. O seu LIDAR tem uma resolução 50 vezes superior aos modelos que existem no mercado, o que significa que em vez de uma pessoa ser representada por uma dúzia de pontos 3D, temos dados suficientes que permitem ver o seu perfil e até detalhes da sua forma, assim como de todos os outros objectos. Para além disso, enquanto a maioria dos LIDAR usados nos automóveis tem um alcance de poucas dezenas de metros, este da Luminar consegue ver a centenas de metros sem problemas (e graças à sua resolução, identificar elementos correctamente a essas distâncias).

Falta agora saber o custo desta tecnologia... e começar a fazer contas ao poder de processamento necessário para processar 50x mais informação captada por este sensor. :)


4 comentários:

  1. video nao disponivel...... mas prometee

    ResponderEliminar
  2. Se o aspirador robot da Xiaomi tem um lidar deve querer dizer que já não são assim tão dispendiosos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, para referência, os que a Google utilizava da velodyne custavam 75 mil dólares - e a versão económica (com menos resolução e alcance) custava 8 mil dólares...
      Dizer que o aspirador Xiaomi tem um LIDAR é o mesmo que dizer que um sensor de movimento faz frente a uma câmara de 8MP. :)

      Eliminar