2017/04/16

Novo ad-blocker usa reconhecimento visual para escapar a anti-adblockers


Há um novo ad-blocker que vai reacender a guerra entre anunciantes e utilizadores, pois parece ultrapassar todos os sistemas anti-adblocker e detectar até publicidade no Facebook, que tem continuamente tentado escapar aos adblockers.

A utilização de adblockers tem aumentado à custa da utilização abusiva de publicidade em muitos sites, e isso tem dado origem a outro fenómeno curioso, do recurso a sistemas de anti-adblockers, que vão desde a simples detecção e pedido aos utilizadores para desligarem o ad-blocker nesses sites, àqueles que até impedem o acesso aos conteúdos caso o adblocker não seja desactivado.

Mas, parece que pouco poderão fazer contra o novo adblocker desenvolvido por investigadores da Universidade de Princeton e Stanford.

Em vez de analisar o código da página HTML para tentar identificar partes que possam revelar a existência de publicidade, este novo adblocker utiliza reconhecimento visual para detectar blocos publicitários através da presença de texto associado a publicidade, ou blocos que interrompem o conteúdo da página, etc. Isto impede que os anunciantes possam simplesmente alterar alguns códigos internos para tentar escapar aos filtros dos ad-blockers convencionais, pois o seu aspecto visual para o utilizador continuará a seguir padrões idênticos que poderão ser detectados.

Quem quiser experimentar poderá fazê-lo no Chrome usando uma versão de demonstração que propositadamente não bloqueia a publicidade mas se limita a identificá-la - para mostrar que funciona. É de imaginar que não demore muito para que surja uma versão que bloqueie mesmo a publicidade detectada por este novo sistema, e que consegue detectar publicidade que outros adblockers têm dificuldade em detectar.

2 comentários:

  1. Instalei mas não vi resultado nenhum! Abri um site que costuma abrir páginas com anúncios cada vez que se clica num link (para abrir os artigos) e continua a abrir janelas pop up com anúncios sem qualquer tipo de aviso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. This extension detects Facebook advertisements and Adchoices Advertisements using perceptual techniques like container size, presence of text that says "Sponsored," or presence of an image that is similar to core adchoices icons. It then covers these ads with containers that mark them as ads.

      Eliminar