2017/04/30

Season 5 de Orange is the New Black chega à net após Netflix recusar extorsão


Já é considerado normal que as séries de TV surjam nos sites de partilha minutos após terem sido emitidas, mas temos um caso curioso de toda uma temporada de uma série popular da Netflix que chega à net meses antes da sua estreia oficial - concretizando a ameaça de um grupo de hackers após terem exigido dinheiro à Netflix.

Os primeiros 10 episódios da season 5 da série Orange is the New Black já estão disponíveis nos sites de partilha como o The Pirate Bay, mesmo se esta série da Netfilx só ficará disponível oficialmente a 9 de Junho. Os episódios foram obtidos por um grupo de hackers chamado TheDarkOverlord que, ao que parece, primeiro tentaram fazer chantagem com a Netflix para que estes pagassem um valor (não indicado) para que os episódios não fossem lançados na internet.

O grupo parece ter ficado ofendido com a recusa da Netflix em pagar, disponibilizando esses 10 episódios (a season completa são 13 episódios, mas na altura em que o grupo terá obtido os episódios os 3 últimos episódios ainda não estavam pronto) e lançando ameaças a vários outros produtores, dizendo que também têm muitas outras séries ainda por estrear pertencentes a canais como a ABC, Fox, National Geographic, etc. e que se não cooperarem, ficarão na mesma situação que a Netflix.

Do lado da Netflix, temos apenas a explicação de que o roubo destes episódios não terá sido feito directamente a si, mas sim a um dos estúdios de pós-produção com quem trabalham; e que muito provavelmente também trabalharia para outros produtores, daí a "variedade" de séries que os hackers dizem ter obtido.

Resta agora saber qual o impacto que a disponibilização da série terá (uma vez que não está completa, até pode acabar por funcionar como publicidade para aumentar o interesse para os episódios finais na Netflix)... e também como estes TheDarkOverlord passarão a ser vistos na comunidade de hackers, já que muitos grupos se prezam por manter regras "éticas" de que os conteúdos são obtidos para partilhar com o público, e neste caso o objectivo principal parecia ser extorquir dinheiro aos produtores.

5 comentários:

  1. Estes anglicismos fazem-me cá uma confusão... Porque é que no artigo está escrito season 5 e não temporada 5? Certas palavras eu percebo mas outras não têm necessidade nenhuma de serem em inglês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá-te por feliz por não estamos em países como Espanha ou França, senão estaríamos a falar de uma "Laranja é o novo preto" dobrada em português... ;)

      Eliminar
    2. Isso é verdade, eles abusam nas traduções e dobragens.:) De qualquer forma, havendo uma palavra portuguesa perfeitamente adequada, considero ser sempre preferível usá-la em vez do seu equivalente em Inglês.

      Eliminar
    3. Concordo absolutamente com o Diogo. Por este andar, qualquer dia já falamos mais inglês que português.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar