2017/04/12

Sony IMX390 leva HDR e anti-LED flicker aos automóveis


Os carros autónomos (e não só) dependem de um conjunto de sensores para verem a estrada e o que se passa em seu redor, e agora a Sony lança um novo sensor de imagem que lhes permite melhorar substancialmente a sua capacidade de visão.

Embora muito se fale do LIDAR, as câmaras continuam a ser essenciais para os sistemas de assistência à condução. O problema é que os automóveis têm muitas vezes que enfrentar situações bastante complicadas para as câmaras, como lidar com os faróis dos carros que seguem em sentido contrário, diferenças de luminosidade ao entrar e sair de túneis; e também lidar com o número crescente de iluminação LED usada em painéis e automóveis, e que nas câmaras normais causa um efeito "pisca-pisca".

O novo sensor IMX390 da Sony resolve ambos os problemas de uma só vez. Este sensor tem capacidade de captar imagens HDR, permitindo lidar com todas as situações de enorme variação de luminosidade, e simultaneamente corrigir o "flickering" das luzes LED. Adicionalmente, tem também capacidade de captar imagens com apenas 0.1 lux, o que significa que conseguiria ver o que se passa à luz do luar, sem necessidade dos faróis do automóvel ligados.

... Um destes dias ainda vamos começar a perguntar aos vendedores de automóveis que sensores são usados nas câmaras dos veículos, e que processador é que estão a utilizar! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)